Madalena, Alice

Madalena, Alice

“Aceitei cada um dos teus fantasmas, mãe. Entendi que a vida da Eugênia, da tia Maria Lúcia, da Quitéria era o que dava sentido à tua própria vida. Você tinha…
A mãe de todas as perguntas

A mãe de todas as perguntas

Rebecca Solnit é mulher, jornalista, escritora e historiadora americana. Escreve sobre política, artes, ambiente, história indígena, história ocidental e feminismos, o que hoje em dia dá mais voz a sua…
Nossa Senhora do Nilo

Nossa Senhora do Nilo

Eu já namorava os livros da Scholastique Mukasonga há um tempo, mas a verdade é que com tanto prazo na vida acadêmica fica difícil se organizar para ler coisas que…
Negra Soul

Negra Soul

“Negra/ Palavra/ Bendita/ Que saiu/ De tua boca...”  A poesia é um gênero literário que vem ganhando destaque nos últimos anos devido ao seu caráter mais “econômico” como revelou a…
Só Garotos

Só Garotos

A conexão com os grupos do Leia Mulheres espalhados pelo país me trouxe a esse título. Fui atraída de imediato pela foto de capa, que remete a uma juventude revolucionária…
Enterre seus mortos

Enterre seus mortos

Um homem simples que executa tarefas. É assim que o narrador de Enterre seus mortos (Companhia das Letras, 2018, 131 páginas) define o personagem Edgar Wilson. Quem acompanha a obra…
Heroínas

Heroínas

Creio que nunca demorei tanto para ler um livro tão curto. Precisei intercalar várias outras obras entre um conto e outro do livro Heroínas, de Claude Cahun. Não que o livro…
Como Água para Chocolate

Como Água para Chocolate

A literatura de Laura Esquivel é marcada por uma diversidade que mistura elementos típicos da cultura Mexicana com temas fortes e românticos. Sem dúvida seu livro mais famoso é Como…
Sinfonia em Branco

Sinfonia em Branco

Meu encontro com o livro Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa, acessou um turbilhão de sentimentos, curou feridas, me proporcionou a releitura de histórias partilhadas por nós mulheres, que são…
1 de 13
12345