Terra úmida

Terra úmida

O romance Terra úmida (Penalux, 2021), de Myriam Scotti, ganhou o Prêmio Literário Cidade de Manaus (2020) na categoria regional e narra a imigração de judeus marroquinos na Amazônia. Logo…
A face serena

A face serena

Como na experiência socrática, a vida sendo uma preparação para a morte, segundo Platão, Maria Valéria Rezende prepara seu leitor a percorrer o labirinto, cujo início é a vida (infância),…
Tocaia do norte

Tocaia do norte

O livro Tocaia do Norte (Penalux, 2020), de Sandra Godinho, foi vencedor do Prêmio Manaus de Literatura, como melhor romance do ano de 2020, na categoria Nacional. A obra é…
Carne em delírio

Carne em delírio

Cassandra Rios é o pseudônimo de Odette Pérez Ríos, escritora brasileira de ascendência espanhola, considerada a autora que inaugurou o erotismo feminino da literatura brasileira. Recordista em vetos durante o…
Garota, Mulher, Outras

Garota, Mulher, Outras

Dividido em cinco partes, Garota, Mulher, Outras é um romance em que o poder das narrativas femininas se encontra nos anseios, lutas, conquistas e fracassos de cada uma das suas personagens. São…
Uma luminária pensa no céu

Uma luminária pensa no céu

Mayara La-Rocque nos presenteia com a sua segunda obra a plaquete Literária Uma luminária pensa no céu, publicada pela editora Escriba em 2017 em uma coerente reunião de poesias e…
Sobre os ossos dos mortos

Sobre os ossos dos mortos

“[...] as pessoas são capazes de entender apenas aquilo que inventam para si mesmas e é com isso que se alimentam.” Olga Tokarczuk publicou Sobre os Ossos dos Mortos em…
Terra dentro

Terra dentro

No Brasil, ser de dentro é diferente de ser de fora porque um país tão grande, colonizado e ocupado do mar para dentro só poderia conter multitudes. Há muitas histórias…
Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou

“[...] Eles pensam um pouco, e comentam que, de fato, não sabem, ninguém sabe. A gente nunca sabe, Maria Carmem. –Tá vendo, no fim das contas estamos todos no banho-maria.”…
Sabendo que és minha

Sabendo que és minha

Conheci Sabendo que és minha muito antes do seu lançamento. Era novembro de 2019, eu estava bem perdida quando conheci a Fabrina em uma residência artística em Boiçucanga. É curioso…
1 de 19
12345