Jazz

Jazz

“Elas repartem os homens, brigam com eles e brigam por causa deles também.” “Nenhuma mulher deveria viver desse jeito.” “Não. Nenhuma mulher devia precisar disso.” A escravatura nos Estados Unidos…
Um Teto Todo Seu

Um Teto Todo Seu

"Por que os homens bebem vinho e as mulheres, água? Por que um sexo é tão próspero e o outro, tão pobre? Que efeito tem a pobreza sobre a ficção?”…
Como se estivéssemos em palimpsesto de putas

Como se estivéssemos em palimpsesto de putas

Conheci Elvira Vigna pessoalmente em 2014. Foi num evento estranho, com pessoas bem diferentes de mim. Elvira estava lá para falar de seu mais recente lançamento, Por Escrito, livro que…
Guerra no coração do cerrado

Guerra no coração do cerrado

O romance Guerra no coração do cerrado baseia-se na história real de Damiana da Cunha, neta de um dos caciques dos índios panará (mas que eram chamados pelos brancos de…
Reze pelas Mulheres Roubadas

Reze pelas Mulheres Roubadas

“Se você não falasse sobre uma coisa, então ela nunca tinha acontecido. Alguém com certeza iria escrever uma canção a respeito. Tudo o que você não pode saber, nem falar…
Anarquistas, Graças a Deus

Anarquistas, Graças a Deus

Se há uma questão que envolve a participação da mulher na literatura é a questão da mulher do escritor. Ainda que Virginia Woolf e Simone de Beauvoir tenham eventualmente ofuscado…
Dicas da Imensidão

Dicas da Imensidão

“Ele olha bem nos olhos dela e mente com tanta ternura, com sentimento tão sincero, com tanta tristeza implícita diante da falta de credulidade dela nele que ela não pode…
O país das mulheres

O país das mulheres

Na Flip do ano passado, a Nobel Svetlana Aleksiévitch falou como seria o mundo se a política fosse conduzida pelas mulheres. Homens costumam ser mais violentos e iniciam muitas guerras,…
Divã

Divã

A escitora porto-alegrense Martha Medeiros publicou em 1995 seu primeiro livro de crônicas, Geração Bivolt (Artes & Ofícios), no qual reuniu artigos publicados no jornal Zero Hora e textos inéditos. É autora, entre…
Um amor incômodo

Um amor incômodo

"'Não me pareço com você'”, sussurrei enquanto passava um pouco de blush. E, para não ser desmentida, tentei não olhar para ela." (pág. 48)  Um Amor Incômodo foi o primeiro…
1 de 10
12345