Quatro autoras paranaenses

Por: Leia Mulheres | Em: 27 / março / 2017

Depois das listas de escritoras potiguares e brasilienses, dessa vez trazemos uma lista de escritoras paranaenses. Confiram.

Alice Ruiz  

Poeta e haikaista, publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Também compõe letras de músicas, e tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Ganhou o Jabuti em 2009 com o livro Dois em um.

Site da autora com mais informações.

Luci Collin

Tem nove livros publicados, e é professora de Literatura de Língua Inglesa na UFPR. Um dos livros recentes dela é Acasos Pensados, uma coletânea de contos.

Aqui, uma entrevista interessante da autora para a revista literária Germina.

Joana Corona

Escritora e artista plástica nascida em Pato Branco. Publicou alguns ensaios e poemas independentes e em revistas literárias, e o livro de poemas Crostacea, pela editora Medusa, de Curitiba. Joana faleceu em 2014, aos 31 anos, de um ataque cardíaco súbito. Recentemente a cidade homenageou a autora, dando seu nome a um novo Centro Cultural recém-inaugurado.

Blog com links para trabalhos da Joana Corona.

Lygia Lopes dos Santos

Escritora paranaense que conseguiu deixar uma marca muito forte em apenas um livro de contos publicado, Dança do Caos, de 1978. Um livro curto mas que tem impresso um estilo bastante único entre o thriller e o realismo corriqueiro em uma cidade que se engatinhava para se tornar uma metrópole.

Os contos de Lygia soam ora conservadores, ora dotados de uma liberdade pouco comum à literatura vendida por autoras mulheres naquele momento. Mantém um espírito da época, de um país que vivia imerso numa ditadura e o ato de desaparecer era corriqueiro.

Este texto foi escrito por Carla Soares, mediadora de Pato Branco e Emanuela Siqueira, mediadora de Curitiba.

A imagem que ilustra esse post é Reading Woman with Parasol, de Henri Matisse (1921)

Leia Mulheres

Veja outros posts de Leia Mulheres