Cinco autoras brasilienses

Por: Leia Mulheres | Em: 23 / março / 2017

Brasília é uma cidade relativamente nova, e muitas das autoras que aqui moram nasceram em outras cidades.

Patrícia Baikal

Nasceu em Campo Grande e atualmente vive em Brasília. A cidade, inclusive, é cenário do seu livro de estreia, Mariposa – Asas que mudaram a direção do vento. O livro é uma trama política que mistura fantasia e suspense. Na história, o senador Nicolas é uma das principais vozes contra a corrupção no ano de 2020. Sofrendo muita pressão e ameaça devido a postura honesta que assume, ele tenta encontrar provas para incriminar inimigos políticos; ao mesmo tempo, precisa lidar com uma figura misteriosa que aparece dentro do apartamento onde vive. Patrícia também escreve contos no Palavras de Bandeja.

Patrícia Colmenero

Porque até a morte terei fome é o primeiro livro publicado pela autora brasiliense Patrícia Colmenero. Com um tom bastante intimista, o romance é narrado por uma mulher que acaba de sair de um relacionamento amoroso. A história é marcada por reflexões da personagem após o término da relação. Publicado de maneira independente, o projeto gráfico do livro também merece destaque. O formato pequeno e as ilustrações delicadas ajudam a complementar a narrativa.

Elaine Andrade

Elaine Andrade nasceu em uma fazenda em Minas Gerais. Mudou-se para Brasília aos 12 anos. Morou nos Estados Unidos por 5 anos onde estudou Business Management e fez especialização em Secretariado Executivo. Estudou letras na Universidade CEUB. É especialista em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Católica. Estudou na Universidade de Brasília, como aluna especial, no Mestrado em Linguística Aplicada. E professora de inglês há vinte e oito anos. Trabalha em um centro binacional e também na Secretaria de Educação do DF. Já escreveu três livros e centenas de poesias, mas não tinha interesse de publicar, até que resolveu e seu primeiro livro se chama (Des)construindo uma vida.

Elaine Elesbão

Elaine Elesbão é carioca de nascimento e brasiliense de coração. Leitora voraz desde a infância, resolveu declarar o seu amor também à escrita. É autora da trilogia A Escalada de Eva, de Risco Calculado e dos contos: “Doce Loucura”, “Efeito Reverso – o conto”, “A Promessa das Horas”, “Aquele Pecado de Ontem” e “A Romancista e o Poeta”. Está sempre interagindo com seus leitores e imaginando novas histórias para colocar no papel.

Denise Barbosa

Nasceu em 1972, na cidade de Goiânia. Concluiu a faculdade de Direito em 1996 pela PUC-GO, e atualmente mora em Brasília, onde é Servidora Pública Federal. É leitora voraz de todos os gêneros, porém se encontrou como escritora de livros infantojuvenis. Sua obra principal se chama Balada 80.

Este texto foi escrito por Mariana Ávila e Patrícia Rodrigues, mediadoras do Leia Mulheres Brasília

Leia Mulheres

Veja outros posts de Leia Mulheres